segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EFICIÊNCIA x EFICÁCIA

"Entenda o seu Trabalho"

A única razão pela qual você trabalha, é porque alguém precisa do resultado do seu trabalho. No final das contas, nós todos trabalhamos para ajudar-nos mutuamente a SOBREVIVER.

O que é uma empresa?
Nós seres humanos precisamos sobreviver. Para isto, precisamos comer, vestir, ser tratados quando ficamos doentes, dormir, ser educados, etc. Para atender as estas necessidades de sobrevivência é que o ser humano se organiza em indústrias, hospitais, escolas, prefeituras, etc. Vamos chamar de empresa qualquer uma dessas organizações. Portanto uma empresa é uma organização de seres humanos que trabalham para facilitar a luta pela sobrevivência de outros sere humanos. Esta é, em última instância, a missão de todas as empresas.
Podemos concluir que o objetivo do trabalho humano é satisfazer as necessidades daqueles que precisam do resultado do seu trabalho. Sempre que o Trabalho humano satisfaz necessidades de pessoas ele AGREGA VALOR. Agregar valor é agregar satisfação ao cliente. O cliente só paga por aquilo que, na sua percepção, tem VALOR. (Se você trabalha e a empresa paga seu salário, a empresa está sendo seu cliente).Em uma empresa existem as seguintes funções:
  • GERENCIAIS: Estão ligadas diretamente à Direção, Gerenciamento e Assessoria;
  • OPERACIONAIS: Estão ligadas diretamente à Supervisão e Operação.
Na próxima postagem estarei falando sobre a diferença do Profissional EFICIENTE e do Profissional EFICAZ.